A Historia

Home
A Historia
Etapa
Participantes
Programa
Marketing
Track GPS
Local de Encontro
Apoio nos Trilhos
Rescaldo/Cronica
Estatisticas
Fotos
Contactos
Caminhos de Avis 2009

Por JorgeMariaBolacha

 

A história desta aventura remota aos anos 90, quando apareceu na minha vida uma pequena Aldeia no meio do nada, ali prós lado de Avis.

Foi o Nuno Amuletos quem me desviou do meu bom caminho e levou-me num fim-de -semana de Agosto a conhecer a que é hoje um Porto importante da minha vida.

 

As primeiras idas eram essencialmente para as festas de Aldeia Velha, onde a musica Pimba e as Minis dominavam.

Nos anos seguintes e sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto, os Torneios de FutSal, misturados com noites absolutamente alucinadas e muita musica popular, dominaram a minha presença, até que conheci na Aldeia, quem seria a minha futura mulher.

A partir dessa data, Aldeia Velha passou a ser muita mais do que uma visita anual, para passar a ser visitada regularmente.

 

Passei a conhecer melhor tudo o que rodeia a Aldeia Velha, especialmente os trilhos e as suas barragens (Maranhão e Montargil).

 

Durante bastante tempo, a minha carola andava doida, queria ligar o local onde habito (Feijó) e a Aldeia Velha, sem ser em transporte motorizado.

 

Com o meu inicio no BTT (2004) não resisti ao chamamento e planeie a respectiva Travessia.

Como ainda era muito verde nas bicicletas, a ideia era fazer 101 kms por estrada, que ligava não de minha casa, mas sim de Alcochete à Aldeia Velha.

Em 2004, para mim seria uma grande aventura.

Sem qualquer experiência em grandes distâncias, seria de certeza um objectivo difícil, mas a ideia era mesmo essa, fazer um Travessia que me iria levar aos meus limites.

Chamei-lhe 1º Raid Mítico – 101 Kms

Foi no dia 24 de Julho de 2004 quando me fiz à estrada. Apesar de muito apreensivo no início, depressa a ansiedade desapareceu e tornou-se muito mais fácil do que estava à espera. Demorei a realizar os Caminhos em 4:33:06. Fiquei muito feliz por ter conseguido fazê-lo sozinho e com um bom tempo. De certeza que o meu passado desportivo ajudou a realizar este objectivo.

 

Ficou desde logo decidido que iria ser a minha Peregrinação Anual.

 

Em 2005, mas concretamente no dia 9 de Abril, não resisti de novo ao chamamento. Chamei-lhe 2ªRaid Mítico e convidei alguns amigos pessoais do BTT. O percurso era igual ao de 2004 e sete amigos vieram me ajudar a superar as dificuldades da Travessia.

Foi espectacular. Oito amigos que andavam pouco de bicicleta a completarem os 101 kms. Foi uma vitória pessoal para todos, com muita alegria e animação.

Demoramos 7:26:15 a concluir os 101 kms, com muitas paragens pelo Caminho.

 

Em 2006 foi completamente diferente. O BTT já fazia parte da minha vida. Seria o ano de inauguração dos Caminhos de Avis. Seria o ano de efectuar a ligação completa entre Feijó e a Aldeia Velha, já em 100%Trilhos.

Os Caminhos de Avis 2006 foram uma travessia muito especial, porque seria feita por mim e por o meu pai.

No dia 1 de Julho, partimos pela vertente Norte, em direcção à Aldeia Velha. Foram 152 kms e 10:32:45 para concluir o Caminho. Foi perfeito. Uma união completa entre Pai e Filho.

 

Chegamos ao 2007 e com ele chegaram os Caminhos de Avis 2007.

Na primeira vez que foi aberto a todos os amigos Bttistas, responderam 30 pessoas fantásticas a querer conquistar os 165 kms de ligação Almada – Aldeia Velha.

Foi num dia de muito calor e só 18 participantes conseguiram fazer o Track total.

A vertente escolhida foi a Sul. Era uma novidade. Passamos por Coina, Pegões, Canha Sul, Couço, Barragem Montargil e aldeia Velha.

Ao fim de 12 horas avistamos a placa aldeia Velha.

 

Em 2008 a ideia era inovar um pouco. Neste ano não fizemos por menos. Fomos e viemos. Com um total de 325 kms, os Caminhos de Avis 2008 foi historico. No primeiros dia cerca de +-20 pessoas conquistaram 170 kms na vertente Norte (Almada - Lisba - VFX - Benavente - Coruche - Couço - Barragem Montargil - Aldeia Velha).

No segundo dia apenas 7 fizeram o regresso pela vertente Sul. 150 kms de ligação passando por Aldeia Velha - Couço - Canha - Pegões - Coina - Almada.

 

Em 2009 vamos fazer algo de novo nos Caminhos de Avis. Será a vertente Resort. Será apenas de um dia pela vertente Norte, mas a chegada não será na mitica Aldeia Velha, mas sim em Avis, mais propriamente na Barragem do Maranhão. É só um dia, mas a distancia aumentou. Em vez dos habituais 170 kms, passamos para uns apeteciveis 185 kms. A noite de sabado e o dia Domingo é dedicado à familia e a diversão extra bikes. As condições são optimas e vão ser dois dias inesqueciveis.  

 

Amigo, estás convidado .....